Finalizando a série de artigos sobre os treinos para a maratona de 2021, hoje falarei sobre como foi a última semana de treinos e a prova! Chegou o dia!!!
Segunda, abri a última semana de treinos com uma corrida leve de 5Km.
Quarta foi um treino progressivo, aquecendo 5 minutos a Z2, correndo 5 minutos a Z3, 4 minutos em ritmo de 10K, 3 minutos em ritmo de 5K, 2 minutos em ritmo de 1K e 1 minuto em ritmo máximo. Depois soltando por 1,6Km mais 25 minutos soltos em z2-z3.
Quinta fiz um treino leve de 4Km só para manter.
Acordei às 4:00 para me preparar, comer direitinho, me alongar um pouco e sair. A largada foi às 6:00.
Saí me segurando bastante para poupar energia para o final da prova e assim foi até o Km32, quando o cansaço muscular começou a aparecer. Quase apareceram caimbras na posterior esquerda, mas eu corrigia a passada e pude me manter bem até o final.
A prova foi tranquila, no final o cansaço já era esperado, mas foi bem melhor que no ano passado. Quanto à alimentação, deu bem certinho: Poteína e BCAA antes e depois da prova, palatinose a cada 10 Km, gel de carboidrato nos últimos 4Km, bananinha ouro no Km14 e no Km28, uma cápsula de sal na metade da prova e 1L de gatorade na mochila, tomando ao longo da prova.
O tênis Nike Invincible run realmente ajudou bastante ao longo da corrida e principalmente no final da prova, dando uma ajudinha extra. O Neuroma chegou a beliscar mas não atrapalhou a corrida e foi tudo bem!
Terminei a maratona em 4:42, doze minutos a menos que no ano passado e doze minutos a mais do que eu pretendia fazer. Acredito que para o próximo ano, precisarei fazer mais treinos de longões acima de 30Km, fazendo o meu corpo se acostumar com distâncias maiores para não sentir um cansaço tão grande no final. Foi assim com os 10Km, foi assim com os 21Km e com certeza será assim com os 42Km. Pensando agora, acho que poderia ter largado um pouquinho mais forte desde o começo…. Vivendo e aprendendo.
Extremamente motivador!
Quero criar hábitos para me exercitar pois não estou gostando do meu corpo e tenho medo de prejudicar minha saúde por não fazer nada também!
Admiro você acordar as 4 da manha pois somente revivo apos as 8, no minimo, kk.
Correr é um dos esportes mais complexos que existe, já tentei muitas vezes, mas comecei a ter dores na canela, tentei trocar de tênis por causa do impacto, mas não adiantou. e ainda tenho problemas para respirar e o segredo de uma boa corrida é manter sua respiração em ordem..
Parabéns pela sua evolução!!
samir Campos recently posted..Quando é a hora do seu filho deixar a cadeirinha do carro?
Parabéns! Correr é um dos melhores esportes pra mente e corpo.