Hoje inicio uma série de artigos contando um pouco sobre como vou me preparar para correr a Maratona de Nova York em novembro.
Em 2020, corri a minha primeira maratona. Em função da pandemia, foi a prova virtual da Maratona de Nova York. Foram 16 semanas de treino preparatório, com uma lesão no pé no meio do treino, o que prejudicou um pouco seguir a planilha corretamente, mas no final deu tudo certo e terminei a prova em 4 horas e 53minutos.
Utilizei nos treinos os tênis Adidas Adizero Boston 8 e Brooks Levitate 2, sendo este o tênis com o qual corri a prova.
Este ano, pretendo correr novamente esta prova, mas me preparando com mais antecedência (treino de 21 semanas) e ajustando outras questões como a dieta acompanhada por uma nutricionista e um treino baseado em ritmo de Tempo Run.
A planilha de treino que pretendo usar como base é uma planilha da Nike para maratona.
No último final de semana, fiz uma prova de meia maratona após 13 semanas de treino baseado em uma planilha focada em Ritmo e Tempo Run. O objetivo era fazer a prova abaixo de duas horas. e deu muito certo. Durante os treinos já percebi a melhora no meu condicionamento e nos meus tempos. Terminei a prova em 1 hora e 57 minutos. Em minha última prova de meia maratona tinha terminado em 2 horas e 10 minutos.
A questão da dieta também foi importante no resultado, pois desde que comecei o acompanhamento com a nutricionista no início de abril, perdi 2Kg, chegando em 54Kg e esse peso corporal a menos contribuiu para o resultado.
Na realidade, não fiz alterações radicais no meu dia a dia. Foram pequenas dicas que me ajudaram nesse objetivo. Por exemplo: Não repetir o prato no almoço e no jantar; evitar os sanduíches de hambúrguer, trocar por pizza ou bauru; tomar a proteína ao invés da palatinose antes do treino longo de final de semana; em longões, tomar a palatinose a cada 7 a 10 Km e uma cápsula de sal na metade do treino para manter a energia até o final do treino. Esses foram os ítens que eu mudei na minha rotina e só isso já me ajudou bastante.
Esta semana iniciei os treinos. A primeira semana é uma semana de treinos leves, ajudando o meu corpo a se recuperar da prova do último final de semana e já começando a se preparar para a maratona.
Segunda foram 5Km em corrida leve, com ritmo cardíaco em Z2, Quarta foram 5Km com 8 tiros de 1 minuto em ritmo de prova de 5K (no meu caso a 5:23 min/Km) e no final de semana, 8Km em corrida leve.
Faço os treinos de corrida em 3 ou 4 vezes na semana, fazendo também os treinos de musculação e funcional 2 vezes na semana e yoga 3 vezes na semana. Os treinos de força são muito importante para fortalecer a musculatura corretamente para evitar lesões. Assim como o Yoga, que ajuda a melhorar a flexibilidade, o equilíbrio e a concentração, tão importantes para uma corrida longa como a maratona.
Pingback:Maratona 2021 – Quarta semana de treino | Beleza em Forma
Pingback:Maratona 2021 – Quinta semana de treino | Beleza em Forma
Pingback:Maratona 2021 – Sexta semana de treino | Beleza em Forma
É um objetivo que requer muitos sacrifícios, mas o resultado, a sensação de completar uma maratona não tem preço não é mesmo?! Boa sorte e sucesso.
Obrigada! É verdade, essa sensação de conquista realizada, só quem viveu pode ter idéia de como é.
Pingback:Maratona 2021 – Sétima semana de treino | Beleza em Forma
Muito bacana sua preparação.
E principalmente me chamou a atenção pela prática do yoga, muitos corredores acreditam que somente o preparo físico é necessário.
Eu quando comecei minha atividade como hipnólogo, foi em academias, onde auxiliava corredores, lutadores entre outros atletas, a extraírem o máximo com técnicas de hipnose e meditação.
Pudemos ver recentemente o quanto o bem estar mental é necessário para a prática de esportes. Na Olimpíadas a americana deixou de participar das competições por isso, e abdicou de possíveis medalhas de ouro. Uma pena.
Em fim, boa preparação e boa competição
Hipnólogo Fabiano Amorim
http://www.hipnologo.com
Obrigado! me ajudou muito esse artigo, gosto muito de desse esporte, e estou me preparando para começar a praticar novamente foco, força e fé
Gosto da sua abordagem do tema porque traz a própria experiência e consigo me motivar junto.
É diferente dos sites que apenas dizem “faça tal coisa”.
Me sinto acolhido.
meu esposo esta comecando a correr os irmãos dele ja correr acima de 21km vou mostrar seu blog pra incentiva-lo amei seu coteudo
simone recently posted..O jejum pode me ajudar a perder peso?