Finalmente pude correr a minha primeira prova de Maratona, de forma presencial, e foi a Maratona de Curitiba 2022!
Trajetória:
Quando comecei a correr na rua, no final de 2017, jamais imaginei correr mais que 5Km… Mas tentando melhorar um pouco na corrida, entrei para a aula de corrida orientada da academia. Lá, me animaram a participar de uma prova de corrida de rua, e em março de 2018, participei da minha primeira prova, correndo uma prova noturna de 10Km. Escolhi uma prova noturna porque não me imaginava acordando tão cedo para participar de uma prova de corrida….
Mas ao longo de 2018, comecei a tentar correr cada dia um pouco mais longe e percebi que sim: eu conseguia ir cada vez mais longe! Além disso, à medida que melhorava a minha forma de correr, percebi que conseguia correr um pouco mais rápido a cada treino! E isso foi me deixando tão feliz que nunca mais parei de treinar!
Quando fiz os primeiros treinos de 15Km, ainda em 2018, descobri um Neuroma de Morton no pé esquerdo e o primeiro ortopedista me aconselhou a parar de correr para não piorar o neuroma… Não satisfeita com esse conselho, procurei um ortopedista esportivo especialista em pé, que me incentivou a continuar treinando, só que prestando atenção na passada e cuidando com o tênis. E foi isso que eu fiz!
Em julho de 2019 fiz a minha primeira prova de 25Km e passei o ano correndo algumas provas de 21Km.
Estava decidia a correr a minha primeira maratona em 2020, mas então veio a pandemia, os treinos foram comprometidos no primeiro semestre, mas não desisti e em novembro, corri a minha primeira maratona de forma virtual. Foi a prova virtual da Maratona de Nova York. Corri sozinha, com o meu marido me acompanhando de bike para dar apoio, e subi a prova pelo Strava. Fiz a prova em 4:53.
Em 2021, ainda com a pandemia, fiz a prova virtual da Maratona de Nova York novamente, e fiz aqui no blog uma série contando sobre os treinos semana a semana. Consegui baixar um pouco o tempo, mas não cheguei na minha meta do ano…. Terminei a prova com um tempo de 4:42.
A prova:
Este ano, estava disposta a correr a maratona em menos de 4:30. Em janeiro, voltei a participar de provas presenciais, entrei para uma assessoria de corrida e caprichei nos treinos de velocidade e tempo run, fiz duas meias sub 2 horas, fui melhorando os tempos nas provas de 10km também, e finalmente em 20 de novembro de 2022 fiz a minha primeira maratona presencial, fechando a prova em 4:19! Deu super certo!
A largada foi às 5:00 da manhã! E foi muito bom porque quando terminei a prova, o dia ainda estava friozinho. Isso ajudou bastante a suportar a distância. Quem diria que alguém que começou a correr numa prova noturna porque não queria acordar tão cedo, iria adorar que a largada fosse às 5:00 da manhã…
A estratégia era conseguir correr a prova num intervalo de ritmo entre 5:45 e 6:05 min por km. Corri confortavelmente nesse ritmo (até acelerando um pouco mais em algumas descidas) até o quilômetro 24. A partir desse km, diminuí um pouco o ritmo mas ainda foi tranquilo até o quilômetro 41, quando senti o neuroma incomodar. Andei o quilômetro 41 inteiro e voltei a correr, já em descida, no último quilômetro da prova. Fiz a prova usando o Novablast 3 e o tênis foi super bem. Tanto que o neuroma só deu sinal da sua existência no km41. Até então, mesmo quando corria com o Invincible, antes do quilômetro 30 já sentia o neuroma nos treinos longões e na prova do ano passado.
Futuro:
Para o próximo ano, a meta é fazer uma maratona em menos de 4:00. Caprichar nos treinos o ano todo, trabalhar melhor a resistência, talvez testar um tênis com placa, e vamos que vamos!