Existem sementes que ajudam a sossegar a fome e diminuir os estoques de gordura do nosso corpo. E o melhor é que são fáceis de incluir em nossa dieta.
Conheça aqui nesta série de artigos cada uma dessas sementes e veja como você ode tirar o maior proveito de suas propriedades.
Esta série de artigos foi baseada no artigo “Sementes que Afinam” da edição de junho de 2012 da Revista Boa Forma.
Extraída da Salvia hispanica L., planta nativa da Guatemala e do México, essa sementinha tem uma quantidade surpreendente de fibras (4,5 gramas em uma colher de sopa), sendo uma excelente alternativa para saciar e amansar a fome. Segundo um estudo publicado na Revista da Sociedade Europeia de Nutrição Clínica e Metabolismo, acrescentar duas colheres de sopa de chia no café da manhã deixa o estômago sossegado até a hora do almoço.
Ela ainda contém proteína (2,2 g em uma colher de sopa, quase o dobro da quinoa), além de doses substanciais de antioxidantes e ômega 3 (o triplo do salmão). Ela nutre, combate os radicais livres e tem ação anti-inflamatória, afirma Carolina Chica, nutricionista da Universidade Católica do Chile e pesquisadora da Chia há quase dez anos.
Diminuir a gordura corporal e reduzir o colesterol são outros benefícios comprovados pela ciência.
Como consumir:
Crua, inteira ou triturada. No iogurte, na fruta, na salada, na sopa. Batida no suco ou na receita de pães, bolos ou biscoitos. Tem sabor adocicado.
Dose diária:
1 a 2colheres de sopa (80 calorias cada uma).
No próximo artigo dessa série, falaremos sobre a Linhaça. Até lá!
Pingback:Sementes que ajudam a Emagrecer – parte 2 - Beleza em Forma | Beleza em Forma