Praticar Yoga não é exercitar somente o corpo, mas sim trabalhar a mente e o corpo de forma conjunta para atingir os objetivos que você busca para o seu bem estar.
Muitas pessoas têm na mente a imagem de que Yoga é somente alongamento e meditação. E estão erradas, pois ao praticar Yoga, você aprende a respirar corretamente, você aumenta a sua capacidade respiratória e consequentemente a sua concentração; você aprende a ter mais equilíbrio e consciência corporal, você trabalha muito a força dos grupos musculares que formam o seu corpo, principalmente das pernas, braços, abdômen e lombar; e também trabalha o alongamento e a meditação.
Cada linha de Yoga trabalha de uma forma específica. A linha que eu pratico se chama SWASTHYA Yoga e é muito legal. Nela, cada aula é uma prática dividida em exercícios específicos da seguinte forma:
Todas as aulas, a pratica começa com exercícios respiratórios com os quais você se desliga das atividades do seu dia-a-dia para se concentrar nas atividades da aula. com estes exercícios, você aprende a respirar bem melhor, aprende a controlar a sua respiração e aumenta a sua capacidade respiratória. Depois, durante a aula, você continua respirando corretamente para efetuar os exercícios.
Durante as aulas, fazemos exercícios de alongamento e a cada aula tenatamos avançar um pouco mais, melhorando a nossa flexibilidade corporal.
Efetuamos também exercícios de equilíbrio, trabalhando a concentração e a consciência corporal.
Praticamos exercícios de força e resistência, com posições de longa ou curta permanência. Durante estes exercícios, descobrimos os nossos limites e se prestamos bastante atenção, descobrimos que partes do nosso corpo precisamos fortalecer.
Então efetuamos exercícios de invertida, quando levamos todo o sangue do corpo para as nossas cabeças.
E por final, praticamos métodos de meditação e relaxamento, concluindo a aula de forma muito prazeroza, saindo de lá bem mais relaxados, reanimados e felizes.
A cada minuto a mais que você consegue permanecer em determinada posição de força, a cada centímetro a mais que você alcança em seu alongamento, a cada segundo a mais que você consegue reter a sua respiração, é um novo desafio vencido, e assim, aula após aula você percebe que o seu corpo consegue fazer coisas que você nem imaginava, e isso é muito legal!
Além disso você percebe que com a ajuda da sua mente, você consegue avançar cada vez mais nos exercícios.
Portanto praticar Yoga não é somente se alongar e relaxar, mas sim descobrir os limites do seu corpo e da sua mente e expandir estes limites transformando o corpo de uma forma que você jamais imaginou conseguir! Isso faz você querer progredir cada vez mais e fará muito bem para a sua vida como um todo!