Detalhando melhor os ítens do artigo Beleza de A a Z, da série sobre o livro Beleza sem Cirurgia, hoje falaremos sobre Transpiração.
Transpiração:
O papel da transpiração é controlar a temperatura do corpo. Quando a temperatura corporal está muito elevada, o organismo perde água para equilibrar-se. Observe que ao praticarmos exercícios físicos a nossa transpiração aumenta muito, pois o corpo aquece e precisa se equilibrar.
Esta troca de calor é feita por meio das glândulas écrinas, localizadas principalmente nas axilas, mãos e pés.
O odor mais forte não está relacionado à produção das glândulas, que é inodora, mas à contaminação da secreção por bactérias presentes na superfície da pele. Quem sofre com este problema deve usar sabonetes antisépticos ou substâncias desinfetantes, que reduzem o número de microorganismos.
O excesso de transpiração, por sua vez, pode ser sinal de superidrose, doença que deixa mãos e pés pingando. Até pouco tempo, não existiam tratamentos eficazes.Atualimente, sabe-se que a toxina botulínica inibe a enervação glandular, que pára de produzir suor por até oito meses. Mas o procedimento é muito doloroso, apesar de anestesia local. Casos mais severos, demandam cirurgia para correção. Mas isto, somente um profissional qualificado poderá indicar.